Escoliose tem tratamento?

A resposta é SIM!

 

Falando especificamente do tipo mais comum, denominado escoliose idiopática do adolescente, temos uma janela de oportunidade para indicação de tratamento não cirúrgico.

Quando indicar tratamento não cirúrgico?

Nos indivíduos portadores de escoliose idiopática do adolescente, com curvas medindo entre 25 e 45 graus e que ainda possuem crescimento residual da coluna vertebral, indicamos o uso de colete. Dentre os vários tipos de colete disponíveis, o mais utilizado atualmente é o TLSO (órtese toraco-lombo-sacra) tridimensional. Este colete deve ser utilizado o por ao menos 18 horas ao dia. 

RPG e natação não resolvem!

Sim, é verdade. Um dos maiores tabus quando se fala em escoliose é de que os indivíduos devem realizar RPG e natação como forma de tratamento. Infelizmente nem o RPG nem a natação são indicadas para o tratamento específico de escoliose. 

Entretanto, felizmente, há exercícios específicos para escoliose! Estes exercícios são realizados por fisioterapeutas devidamente treinados e tem como objetivo estimular a auto-correção da coluna (vejam, esta é uma forma extremamente simples de explicar o tratamento). 

Até quando terei que usar o colete?

Teoricamente até que crescimento da sua coluna esteja finalizado. Isto varia de pessoa para pessoa. Temos formas de avaliar a maturidade esquelética com métodos específicos. 

Devo operar minha escoliose?

A grosso modo, a cirurgia de correção é indicada para curvas que excedem os 50 graus independentemente do grau de maturação esquelética do indivíduo. O aumento da curva ao longo do tempo, acima de 50 graus também é outra forma de entendermos que a curva fugiu do controle, havendo necessidade de tratamento cirúrgico!

Deixe uma resposta

× Fale conosco
%d blogueiros gostam disto: