Quais as opções de tratamento cirúrgico?

Quando devo considerar uma cirurgia para hérnia de disco?

Existem indicações precisas para a realização de cirurgia de hérnia de disco, entre elas:

  • Alteração de sensibilidade ou de força muscular 
  • Alteração de reflexos 
  • Alteração no funcionamento dos esfíncteres vesical ou anal
  • Alteração na marcha
  • Dor intratável
  • Síndrome da cauda eqüina

Qual o objetivo de uma cirurgia de hérnia de disco?

De uma forma geral, o objetivo da cirurgia de hérnia de disco é a descompressão das estruturas nervosas, realizada através de um procedimento cirúrgico chamado discectomia. Isto pode ser realizado de diversas formas diferentes. 

A técnica clássica é realizada através de uma via aberta, através de um corte de na pele cuja extensão pode varia caso a caso. 

A microdiscectomia se assemelha da técnica clássica, mas é realizada com o auxílio de um microscópio. 

 

 

Este é o aspecto de uma hérnia de disco lombar após sua ressecção.

Nos últimos anos o desenvolvimento tecnológico e das técnicas cirúrgicas possibilitou o desenvolvimento de técnicas menos invasivas, utilizando afastadores tubulares associado ao uso de microscópio, com cortes muito menores na pele. 

Mais recentemente o uso de técnicas endoscópicas tem ganhado popularidade. Estas técnicas permitem a realização da discectomia com uma agressão mínima à musculatura, possibilitando uma recuperação mais rápida dos pacientes. 

Posso voltar a ter uma hérnia de disco?

Sim! Entre 6 e 10% dos pacientes podem ter uma recidiva da hérnia de disco, podendo inclusive necessitar de nova cirurgia. 

Quais cuidados devo ter após minha cirurgia de hérnia de disco?

Especificamente para as hérnias de disco lombar, temos que ter cuidado redobrado nas primeiras semanas, principalmente com movimentos e posturas que aumentem a pressão na região do disco intervertebral, tais como: dirigir, pegar objetos do chão, carregar peso entre outros. Os protocolos diferem caso a caso e de médico para médico. 

O que acontece com a minha coluna após uma hérnia de disco?

A hérnia de disco é um evento degenerativo. Isto significa que independetemente  do tratamento (cirúrgico ou não cirúrgico), os tecidos que formam a coluna continuam envelhecendo. A conseqüência final deste envelhecimento é o que chamamos de artrose

O processo de envelhecimento do disco intervertebral se assemelha em muitos aspectos à outro que conhecemos muito bem: as rugas! Ao longo do tempo perdemos água e alteramos a composição de colágeno e proteínas dentro no seu interior. Isto faz com que o disco intervertebral perca suas funções. Este processo é chamado de discopatia e pode ser identificado na ressonância magnética como um disco de coloração mais escura. 

Apesar das discopatias alterarem as funções do disco intervertebral, elas não necessariamente evoluem para uma hérnia de disco. 

 

O que esperar após uma cirurgia de hérnia de disco?

Após a realização de uma discectomia, o efeito esperado é a resolução do quadro de dor que irradia para os membros inferiores. Damos o nome de ciática ou cruralgia para este tipo de dor. 

Em determinadas situações os indivíduos podem permanecer com sintomas como formigamentos residuais bem como perda ou diminuição da força muscular, dependendo do quadro inicial. 

A longo prazo, a melhora da dor irradiada pode ser substituída por um quadro de dor na linha central do corpo. Este quadro é extremamente variável, sendo que alguns pacientes podem necessitar de procedimentos cirúrgicos ao longo da vida para tratar queixas que se tornem incapacitantes. 

    Responsável técnico: Dr. Denis Seguchi Sakai CRM-SP. 119954 RQE. 50953

    × Fale conosco
    %d blogueiros gostam disto: